Escolha uma Página

DEPENDÊNCIAS | ADICÇÕES

POR TRAS DAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS E OUTRAS ADICÇÕES

O tratamento em Dependência Química e outras Adicções, como ex: Compras, comida, jogos, sexo, pequenos furtos, entre outras, é importante ter um  método a ser aplicado para o restabelecimento da pessoa acometida pela doença.

O primeiro passo indica sempre a Abstinência TOTAL DE QUALQUER COMPORTAMENTO OU SUBSTÂNCIA Psicoativa que altere o estado de consciência e percepção da realidade.

Obs.: Lembrem-se, não há possibilidade de recuperação com o uso de medicamentos, a não ser para ajudar na desintoxicação, caso contrário recairiam no padrão de uso, sem ao menos saber o motivo…! No cérebro há um caminho percorrido por substâncias psicoativas, e há uma espécie de memória biológica que fara o registro e te levará a usar a sua droga de ELEIÇÃO, esse grifo é para os dependentes de Álcool e outras Drogas…!

É necessário no primeiro momento ajudar a pessoa a FLEXIBILIZAR A NEGAÇÃO (mecanismo de defesa do Ego que dificulta manter contato com a realidade), este é o primeiro passo: A Conscientização de DOENÇA.

É necessária a frequência de grupos de mútua ajuda, Aas, Nas, Ccas, Jogadores compulsivos Etc.

Qualquer tratamento que desconsidere os grupos se tornara suspeito em sua seriedade e eficácia…!

Os profissionais precisam ajudar o Doente a ter uma Consciência de Reformulação, ou seja, mudar o comportamento destrutivo, mudar os locais no qual frequentava, mudar suas atividades, estudar, ler, fazer um esporte… Uma Atitude se forma por um pensamento, um sentimento e uma ação… Portanto no decorrer do tempo a pessoa começa a mudar seus padrões de conduta, transformando seus valores, mudam suas roupas, suas atividades são outras, começa há trocar o dia pela noite, começa a ter gastos desproporcionais, e dão sentido desorganizados a suas vidas, param de estudar, brigam com os familiares, rompem com os bons amigos e procuram outras companhias, e nunca terminam o que começam, mas muitos fazem esses padrões em silêncio…!

As mudanças começam a serem sentidas pelo Doente, porém Ele já não tem mais recursos para mudar, mesmo querendo, não conseguem por si mesmos, há uma lógica Adictiva sendo manifestada em sua cinética psíquica e que os fazem ceder às suas necessidades de buscas ao sistema de recompensa do cérebro, ou seja: o Doente sai em busca da saciação a essa fissura, custe o que custar, aconteça o que acontecer não vai deixar de fazer, não há nada que freie esse processo quando acionado…
O que aciona esse processo? Como citei acima, é peremptoriamente necessária à Abstinência e a reformulação de seu  comportamento, mudança dos locais que frequentava, dos hábitos que sejam destrutivos e principalmente criando uma nova maneira de viver, caso não o faça, não haverá saída… A lógica Adictiva fará com que o processo se cumpra, os sinais e as lembranças dos momentos de frenesi se manifestarão e lançaram sobre a pessoa o comportamento de busca das atividades Adictivas…! Sem saída… Fará mesmo não querendo fazer…! É uma DOENÇA!

Segundo passo: Os profissionais precisam ajuda-los a fazerem tarefas que os levem ao passado ativo em comportamentos e consequências negativas: Prisões, perdas, brigas, relacionamentos desfeitos, nome sujo nas instituições de credito, D.S.T… Etc.!

E com isso a possibilidades da flexibilização da negação, trazendo a Conscientização da perda do controle e consequentemente do domínio de suas vidas…

Impotência é a palavra Principal na recuperação nas Adicções!

Terceiro passo. A Frequência e continuidade ao tratamento Psicoterápico e aos grupos de mútua ajuda, são fundamentais para a recuperação e supervisão do tratamento, lembrem-se: É uma Doença Incurável, Progressiva e se não for Tratada… FATAL!

Quarto passo: A Reformulação tantas vezes repetida por mim neste texto é de fundamental importância.

É preciso transformar suas atitudes, Pensamentos e sentimentos, hábitos e até a Linguagem falada, porque gírias e palavrões são comuns a quem está no processo Adictivo Ativo, portanto as mensagens faladas remeteriam a pessoa àquele mesmo estágio anterior e fica mais difícil frear as pulsões destrutivas, (sofrem de reminiscências, Lembranças do tempo de atividade Adictiva),
Se a pessoa estiver ainda em condições de obter um padrão de comportamento regular e se possível mais tranquilo e saudável, com rotinas diárias através de esportes e alimentação, ajudaria muito a frear as pulsões adictivas agirem em seus circuitos de busca e recompensa, e se banalizar quaisquer uma dessas sugestões, podem se tornar reféns desse comando Adictivo, e sob esse comando, a pessoa vai sair em busca, custe o que custar e aconteça o que acontecer, independente das consequências, não vai conseguir parar o comportamento destrutivo, é uma necessidade imperiosa, não há domínio e isso os torna doentes, doentes graves…!

Muitas vezes a pessoa sequer se dá conta desses sinais, e do que está acontecendo com ela, não se freia esses circuitos, vão querer e não vão conseguir deixar de querer, por isso essas ideias aqui escritas, ajudam muito a se manterem em recuperação sem o sofrimento de não mais usarem ou agirem em suas escolhas adictivas, há de se criar uma recuperação saudável e de qualidade, porque se não, a possibilidade de voltarem ao uso e atividades é alta…!

Quinto passo: Se a Pessoa conseguir resistir a esses processos de ataques da Adicção e ajudar o profissional a ajuda-la a se recuperar haverá uma grande e recompensadora alegria de viver, porque não há nada recompensador e nem de felicidade, nas atividades para morrer…!

 

Cittá América Office
Av. Das Américas, 700
Bl. 06 | Sl.  213 | Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ

}
Segunda a Sexta
08h às 16h

21   2132-7167
21 99983-4815

contato@drcarlosalexandre.com